Em um marco histórico para o agronegócio e a indústria local, Avaré foi escolhida para abrigar o primeiro Centro de Excelência Agroindústria do Brasil. A importante conquista foi oficializada em uma reunião realizada nesta quinta-feira (30) na Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), em São Paulo.
O centro será instalado no antigo prédio do Centro Social Urbano (CSU), no bairro Plimec, e promete revolucionar a cadeia produtiva da região ao fomentar a industrialização e a agregação de valor aos produtos rurais.
O encontro que selou a parceria contou com a presença de importantes líderes, incluindo o prefeito de Avaré, Roberto Araujo, o vereador Pedro Fusco, o presidente da Faesp, Tirso Meirelles, o diretor secretário da Faesp, Marcio Vaçoler, Pedro Luchesi, diretor tesoureiro do Sindicato Rural, e Pedro Guazelli, Gestor de Agronegócio de Avaré.
O Centro de Excelência de Agroindústria é uma iniciativa do sistema FAESP-Senar e dos sindicatos rurais, com apoio do Senar Nacional e da Confederação Nacional de Agricultura.
“Esse é um Centro de Excelência de Agroindústria. Ele vai ser feito junto com o Senar Nacional e a Confederação Nacional de Agricultura. Quem está idealizando é o sistema FAESP-Senar e os sindicatos rurais. Esse Centro de Excelência, ele vai ser instituído para o produtor agregar valor em cima do seu produto. Então, nós vamos ter vários segmentos. Por exemplo, do leite, transformar em queijo, iogurte, etc. Frutas, transformar as frutas, vegetais e assim por diante. Então, toda a cadeia produtiva, esse Centro de Excelência, ele vai fomentar e vai orientar o produtor a industrializar, a agregar valor em cima dos seus produtos”, explicou Pedro Luchesi, diretor do Sindicato Rural de Avaré.
A escolha de Avaré como a primeira cidade a receber este Centro de Excelência foi motivo de celebração e destaca a vocação do município para o agronegócio. O prefeito Roberto Araujo ressaltou o impacto que a iniciativa trará para o desenvolvimento local.
“Receber o primeiro Centro de Excelência de Agroindústria do Brasil é um reconhecimento da força e da capacidade produtiva de Avaré. Nosso pioneirismo neste projeto significa um salto de qualidade para nossos produtores rurais, que terão acesso à tecnologia e à capacitação necessárias para industrializar e valorizar seus produtos. Isso gera emprego, renda e coloca Avaré em destaque no cenário nacional. É um divisor de águas para a economia da nossa cidade.”
O vereador Pedro Fusco, que acompanhou o processo de perto, também destacou o papel do Centro no futuro econômico da cidade. “A instalação deste Centro de Excelência em Avaré, sendo o primeiro do país, é uma grande vitória e prova que estamos no caminho certo para fomentar o desenvolvimento. Essa estrutura vai fornecer ao pequeno e médio produtor a oportunidade de sair da simples produção para a industrialização, agregando valor e fortalecendo toda a economia rural. É um legado que construímos hoje para as futuras gerações de amanhã”.
Na próxima segunda-feira (3/11), a Câmara de Vereadores de Avaré analisará o projeto de concessão da área para a implantação do Centro, que promete transformar a cidade em referência nacional em inovação e valorização do setor agroindustrial. A aprovação é a etapa final para o início da fase de implementação.









