A partir de 1º de agosto, estudantes do 8º e 9º ano da rede pública e privada de Avaré e dos 44 municípios atendidos pela CPFL Santa Cruz terão uma oportunidade única de aprofundar seus conhecimentos sobre o uso consciente da energia elétrica e a sustentabilidade. As inscrições para a edição 2025 da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) estarão abertas, com a expectativa de alcançar cerca de 500 mil alunos em todo o Brasil.
A competição, que visa estimular a conscientização sobre a importância do consumo responsável de energia e seus impactos sociais e econômicos, é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), por meio do Programa de Eficiência Energética, e coordenada pelo Instituto Abradee.
A CPFL Santa Cruz, distribuidora do grupo CPFL Energia e responsável pelo fornecimento de energia em Avaré e outras 44 cidades da região, é uma das parceiras estratégicas da ONEE 2025. A participação da empresa reforça seu compromisso com a promoção da educação e da sustentabilidade em sua área de atuação.
“Apoiamos a ONEE por entendermos que o consumo consciente começa com a educação”, afirma Walter Barbosa Júnior, gerente de Eficiência Energética do Grupo CPFL. Ele destaca que a iniciativa permite disseminar, em larga escala, conhecimentos fundamentais sobre o uso eficiente da energia elétrica, promovendo mudanças comportamentais alinhadas ao Plano ESG 2030 da empresa, que busca impulsionar a transição para formas mais sustentáveis e inteligentes de produzir e consumir energia.
A ONEE 2025 promete ser a maior edição já realizada, com uma programação dinâmica que engaja alunos e professores. As atividades incluem cursos de formação para docentes, desafios interativos no formato de games e provas objetivas.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por alunos e professores a partir de 1º de agosto no site oficial da olimpíada: http://www.onee.org.br. Todos os inscritos terão acesso a conteúdos formativos exclusivos.
Cronograma da Competição
Inscrições: 1º de agosto a 30 de setembro
Formação de professores: agosto e setembro
Desafios e provas (1ª e 2ª fases): outubro
Resultado: outubro
Evento de premiação: 6 de novembro (em Brasília, DF)
Na primeira fase, os estudantes participarão de desafios gamificados, aprendendo de forma descontraída sobre eficiência energética. A segunda etapa consistirá em uma prova objetiva, disponível no site ou aplicativo da ONEE.
PRÊMIOS– Os participantes da ONEE 2025 concorrerão a medalhas de ouro, prata e bronze. Além disso, o melhor aluno de cada estado receberá um notebook. Um benefício adicional para os medalhistas da edição 2025 é a vaga automática na 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) de 2026, sem a necessidade de disputar a primeira etapa.
Para Sandoval Feitosa, diretor-geral da ANEEL, a ONEE é crucial na formação de uma nova geração de consumidores conscientes. “É uma iniciativa que vai muito além da conscientização. É uma ação educativa que prepara jovens para serem cidadãos mais responsáveis com os recursos e com o planeta. A ONEE é sobre futuro”, ressalta.
Marcos Madureira, presidente da ABRADEE, complementa: “A ONEE se tornou uma das maiores ações voltadas para a eficiência energética no país. Um projeto que extrapola o ambiente escolar, incluindo também as famílias e as comunidades desses jovens e professores, unindo todos a esse propósito ambicioso de conscientização para uso dos recursos naturais e da energia elétrica.”










