A qualidade e o sabor do ovo estão intrinsecamente ligados ao bem-estar das galinhas, uma filosofia que guia a Raiar Orgânicos, uma empresa com sede em Avaré que se tornou referência na produção de ovos caipiras e orgânicos. Luís Barbieri, cofundador da Raiar, defende que “uma galinha bem cuidada e feliz com certeza vai produzir um ovo melhor”.
Fundada em 2021, a Raiar nasceu da visão de Barbieri e de outros dois executivos, Marcus Menoita e Leandro Almeida, que, após 16 anos no mercado de grãos, perceberam a necessidade de o Brasil incorporar práticas de preocupação ambiental e animal na produção de alimentos, seguindo tendências globais. A empresa, que começou com 31 investidores, hoje conta com mais de 60 apoiadores.
A sede aviária da Raiar, uma fazenda de 170 hectares em Avaré, exemplifica essa abordagem. Um antigo pasto degradado foi transformado em um espaço com capacidade para 700 mil galinhas em criação livre. Em 2024, a Raiar produziu mais de 39 milhões de ovos orgânicos, resultado de um pacote de medidas que garantem a qualidade de vida das aves, essencial para a obtenção do selo orgânico.
Barbieri explica que o custo mais elevado do ovo orgânico – entre R4eR6 a mais que um ovo não orgânico – é justificado pelos cuidados e exigências da produção. “A ave solta come 30% a mais. O principal motor para manter a galinha na gaiola é porque ela gasta menos energia e come menos. E o alimento é 70% do custo do ovo”, afirma.
Além de viverem soltas, as galinhas da Raiar são alimentadas com orgânicos, sem qualquer uso de agrotóxicos, sendo que a própria Raiar passou a produzir e estimular essa cadeia de fornecedores. Barbieri questiona os “outros custos que a sociedade está pagando pra gente ter um ovo barato”, ao debater o valor final do produto.
Para Barbieri, o desejo de empreender vai além da busca por liberdade e autonomia. Ele enfatiza a importância de ter sócios para complementar as habilidades necessárias à empresa, ressaltando que “a autonomia é uma construção” e que sempre será preciso “prestar conta pra alguém”.
Com informações da UOL/Economia
Divã de CNPJ no UOL