A Santa Casa de Avaré acaba de passar por uma significativa modernização em suas instalações elétricas e sistema de iluminação, resultando em maior eficiência energética e uma expressiva redução na conta de luz.
A iniciativa, realizada pela CPFL Santa Cruz, representa um investimento de R$ 852 mil, viabilizado pela Chamada Pública de Projetos de 2024 do Programa de Eficiência Energética da ANEEL.
Com as melhorias, a unidade de saúde prevê uma economia anual estimada superior a 207 MWh, energia suficiente para abastecer aproximadamente 87 residências por mês. Essa economia se traduz em cerca de R$ 96 mil anuais para a Santa Casa.
Uma das principais inovações é a instalação de uma usina fotovoltaica de 145,75 kWp no telhado do hospital, operando em sistema de Geração Distribuída (GD) para consumo próprio. Essa fonte de energia renovável trará um impacto ambiental positivo, evitando a emissão de cerca de 11,2 toneladas de CO₂ ao ano, o equivalente ao plantio de 68 árvores.
Além da usina solar, o projeto incluiu a substituição de lâmpadas convencionais por modelos LED, que são comprovadamente mais econômicos e eficientes.
Walter Barbosa Júnior, gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia, ressalta a importância dessas ações: “A eficiência energética é uma grande aliada da saúde pública. Reduzir os custos operacionais permite que instituições como essa invistam em áreas essenciais, como no atendimento à população, por exemplo”.
A iniciativa em Avaré faz parte do programa CPFL nos Hospitais, mantido pelo Grupo CPFL Energia. Desde 2019, o programa já beneficiou mais de 500 unidades de saúde em cerca de 300 municípios com diversas ações, incluindo a instalação de usinas solares, modernização de sistemas de refrigeração e a troca de iluminação por LEDs.
Reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma boa prática alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o programa promove benefícios ambientais, sociais e econômicos por meio de soluções voltadas ao setor de saúde pública.