A Secretaria Municipal de Saúde de Cerqueira César emitiu uma nota no sábado (14) para tranquilizar a população e informar sobre as ações que estão sendo tomadas em relação a um caso de meningite registrado no município.
De acordo com a nota, todas as medidas de bloqueio recomendadas pela Vigilância Epidemiológica Municipal, em parceria com o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Botucatu, foram prontamente adotadas. O objetivo é controlar qualquer possível disseminação da doença e garantir a segurança da comunidade.
A Secretaria esclareceu que, até o momento, não há confirmação de óbito relacionado à enfermidade. O caso foi registrado em uma área isolada do município, e a suspeita inicial é de que se trate de um caso de doença importada de outro Estado.
Para esta semana, uma reunião estratégica está agendada entre a Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde, representantes do Ministério da Saúde e outros órgãos fiscalizadores do controle e monitoramento de doenças. O encontro visa discutir e definir novas ações, que complementarão as diretrizes e protocolos já em andamento.
A população será informada sobre os desdobramentos após a reunião. A Secretaria de Saúde se comprometeu a emitir uma nova nota com mais esclarecimentos assim que novas informações estiverem disponíveis.