O 53º Batalhão de Polícia Militar Interior (BPM/I) de Avaré inaugurou, na quarta-feira (29), a sua Galeria de Heróis, um memorial permanente que homenageia 11 policiais militares que tombaram em serviço. A solenidade marcou a criação de um espaço dedicado à memória e à inspiração, assegurando que o legado de coragem e honra desses militares não seja esquecido pelas futuras gerações.
O memorial é uma resposta ao que o comando do Batalhão classifica como um “compromisso com a memória”. A Galeria presta tributo aos seguintes heróis:
- Cabo PM Edvald
- Cabo PM Marcelo
- Cabo PM Dalvo
- Cabo PM Costa
- Cabo PM Lauro
- 1º Sargento PM Morgato
- 3º Sargento PM Nepomuceno
- 3° Sargento PM Oswaldo
- 3° Sargento PM João
- 2º Tenente PM Patriarca
- Capitão PM Freitas
A concretização do projeto, descrito como “desafiador” e de “representação inestimável”, só foi possível graças ao apoio fundamental de empresas e instituições da comunidade. Em reconhecimento, o Batalhão prestou uma homenagem especial aos colaboradores, que “abraçaram a causa da Instituição”.
Entre os parceiros que tornaram a obra realidade estão a Academia de Polícia Militar do Barro Branco, a Fazenda São Corrado, a Distak Comunicação Visual e Toldos, a Ezequiel Mármore e Granito / Marmoraria Anápolis, a Gráfica Novo Design, a Nova América Mineração e Comércio, o Museu Histórico e Militar de Bauru, a Sierra Studios Produções, o eletricista José Ricardo Soares Borba, Arte e Gesso, Master Confort Grass, Pedreira Granata, Vidraçaria Hirata e o fotógrafo Ronaldo Melo.
HOMENAGEM PERPÉTUA – Durante a cerimônia, o Major PM Cassiano Correa de Moraes, Comandante Interino do Batalhão, anunciou que a Galeria de Heróis será o cenário de uma homenagem anual. Todos os anos, no Dia de Finados (2 de novembro), os familiares dos policiais serão convidados para um Ato Ecumênico em frente ao memorial.
Em seu discurso, o Major Cassiano agradeceu a todos que contribuíram para a obra. “Preciso agradecer imensamente a oportunidade que os senhores deram de concretização desse nosso memorial aos policiais militares. Esses heróis formaram, quando se fazia, a segurança de toda a população da nossa região”, destacou o comandante, enfatizando o sacrifício dos homenageados em prol da segurança pública.
A Galeria de Heróis do 53º BPM/I se consolida, portanto, não apenas como um local de reverência ao passado, mas também como um símbolo da união entre a Polícia Militar e a comunidade que serve.











