Prefeitos e representantes de mais de 500 municípios paulistas compareceram ao WTC Events Center, em São Paulo, na segunda-feira (20) para participar de uma homenagem da Associação Paulista de Municípios (APM) ao Presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, por sua luta em defesa da pauta municipalista e por seu trabalho garantindo o acordo político que resultou na manutenção da desoneração da folha de pagamento dos municípios brasileiros com menos de 156 mil habitantes.
Uma comitiva de Avaré, composta pelos vereadores Hidalgo de Freitas e Tenente Carlos Wagner, pelo presidente do PSD, Natalino Aires, do vice-presidente do partido, Denilzon Ziroldo, além do presidente do Partido Progressista (PP) de Avaré, Eurico Braz, e políticos da região.
O jantar também contou com a presença de lideranças partidárias, deputados federais e estaduais, representantes do Governo Federal e do Governo do Estado, incluindo o Secretário de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab – também um dos idealizadores do evento –, e o Governador Tarcísio Gomes de Freitas. O presidente da APM, Marcelo Barbieri, também esteve presente no evento que reuniu cerca de 300 prefeitos e prefeitas e 1.500 convidados, entre vereadores, vereadoras, deputados e dirigentes de entidades públicas e privadas.
A articulação de Rodrigo Pacheco foi fundamental para que houvesse um acordo com o Governo Federal para a manutenção da desoneração da folha de pagamento das prefeituras para 2024, anunciada na última sexta-feira (17/5). Caso não houvesse essa decisão, os municípios com menos de 156 mil habitantes, ao invés de pagarem 8% de contribuição patronal, teriam que arcar com 20% a partir deste mês, prejudicando sobremaneira a situação financeira das prefeituras e praticamente inviabilizando o custeio de serviços essenciais à população. Em São Paulo, essa situação atingiria cerca de 90% das administrações municipais.